segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Moda e Arquitetura!

Não é de hoje que Moda e Arquitetura caminham lado a lado. No começo do século XX, o recém criado movimento Art Noveau, influenciou intensamente a arquitetura. As formas orgânicas, linhas curvilíneas deram uma nova cara para a arte de construir. Logo depois, essa tendência se modificou e o movimento Art Decó tomou seu espaço na arquitetura e na moda.
A nova ligação entre as suas formas de arte vem de marcas de roupas mundialmente famosas. Dolce & Gabbana, Versace e Armani criaram coleções para casa. Vivienne Westwood, por exemplo, lançou uma coleção de papéis de parede. Tanto para o desenvolvimento de uma coleção como para a concepção de um projeto, a premissa é a criação.
As paletas de cores, proporções, equilíbrio e combinação de materiais caminham como referencial de ambos profissionais. O interessante nesse mix é a bagagem cultural. Coco Chanel já dizia que "moda é arquitetura: uma questão de proporções". A arquitetura pode e deve ser utilizada como elemento de afirmação do conceito das marcas. No caso da Chanel, Peter Marino usou a combinação de aço, LED e camadas de vidro para dar a fachada da flagship store a possibilidade de adquirir inúmeras transformações através da iluminação.

Beijos,
equipe assinatura blog

Um comentário:

  1. moda complementa arquitetura e vice-versa, tudo faz parte do universo da criação!

    ResponderExcluir